Cupcakes de Morango e Chocolate


Ingredientes do Cupcake:(rendeu cerca de 23 Mini-Cupcakes)
125 g de farinha de trigo
125 g de açúcar
125 g de manteiga
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
essência de baunilha
2 colheres (sopa) de leite
Ingredientes da Mousse: (utilizei metade da receita para rechear os cupcakes)
4 xícaras de morangos
1 envelope de gelatina sem sabor
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
3 claras
1 pitada de fermento em pó
1 1/2 xícara de creme de leite fresco

Ingredientes da Ganache:

250 grs de chocolate ao leite
250 grs de chocolate meio amargo
300 grs de creme de leite
3 colheres de conhaque
Decoração:
Morangos cortadas na metade
Modo de Fazer-Cupcake:
Bata à mão (ou na batedeira) todos os ingredientes, com exceção do leite que deve ser adicionado somente após a mistura estar homogênea. Disponha forminhas de papel em assadeiras próprias para muffin/cupcake ou forminhas de empada acondicionadas em uma assadeira maior. Preencha cerca de 1/3 da capacidade da forminha com massa e leve ao forno pré-aquecido (200º C) por cerca de 15 -20 minutos. Deixe esfriar.
Caso você queira rechear o seu cupcake, uma dica é congelá-lo em aberto no freezer por alguns minutos, para que fique “mais firminho” e consequentemente mais fácil de cortá-lo, com o auxílio de uma faquinha afiada e sem serra. Faça um corte circular profundo, tomando o cuidado de deixar uma borda e um fundo no seu bolinho. Não vá comer a tampinha(rs…), pois você precisará dela para selar o recheio.
Recheie com a mousse de morango ou qualquer outro recheio (firme), coloque a tampinha e leve à geladeira por cerca de 4 horas

Modo de Fazer-Mousse:
Lave e limpe os morangos e seque com papel absorvente. Bata-os no liquidificador , uma xícara de cada vez e vá despejando em uma vasilha. Misture a gelatina com 1/4 de xícara de açúcar na panela. Adicione a água, leve ao fogo baixo e mexa sem parar até que a gelatina e açúcar estejam dissolvidos. Deixe esfriar um pouco e acrescente ao purê de morangos. Coloque a vasilha sobre gelo para ficar firme mais depressa (não fiz isso e deu certo…). Bata as claras com o fermento em pó e acrescente 1/2 xícara de açúcar restante, 1 colher de sopa de cada vez, batendo até que se formem picos moles. Em outra vasilha, bata o creme de leite até que se formem picos moles. Misture o suspiro e o creme de leite com o morango e coloque a mistura em um saco de confeitar. Recheie os cupcakes, tampe e leve à geladeira por 4 horas.

Modo de Fazer- Ganache :

1. Corte a barra de chocolate meio amargo e ao leite em pedaços grandes e coloque em uma vasilha própria para microondas.
2. Derreta (sempre) em potência média (potência 5) por cerca de 2-3 minutos. Misture bem o chocolate, até que este esteja completamente derretido.
3. Adicione o creme de leite e o conhaque.
4. Misture com o auxílio de um fouet, até que esta esteja homogênea e brilhante. Aplique a ganache sobre o bolinho, com o auxílio do saco de confeiteiro.

1 comentários:

Maria disse...
12 de outubro de 2010 16:21

Vc poderia dizer como preparar a receita? O que é o ganache? Quando ele deve ser colocado no bolinho, antes da mousse?

Postar um comentário

Seguidores

.

Central Blogs