Cupcakes de Baunilha com recheio de creme de limão e glacê


Ingredientes

Bolo

* 3 xícaras de farinha
* 3 ovos grandes
* 250ml de leite
* 1 colher de chá de essência de baunilha
* 1/2 xícara de óleo
* 2 xícaras de óleo
* 1 colher de sopa de fermento

Recheio

* 2 gemas grandes
* 500ml de leite
* 1 colher de sopa de baunilha
* suco de 1 limão grande
* 2 colheres de sopa de maisena
* 3 colheres de sopa de açúcar bem cheias

Glacê

* 4 claras
* 1 xícara de açúcar de confeiteiro (ou Glaçúcar)
* 1 colher de sopa de suco de limão

Como fazer

Comece com o bolo, bata os ovos e o açúcar até que forme um creme bem claro e homogêneo. O ponto ideal é quando o açúcar já diluiu inteiro aos ovos e não existem mais cristais de açúcar :). Junte então o óleo, sem parar de bater. Acrescente a essência de baunilha, a farinha e o leite. Por fim, acrescente o fermento e reserve. Despeje em forminhas para cupcakes, até que preencha 3/4 da capacidade das forminhas. Se você não tiver uma forma própria para cupcakes ou muffins, coloque 3~4 forminhas de papel, uma dentro da outra, para segurar bem a massa :). Asse por aproximadamente 20 minutos a 180º, ou até que o bolinho fique levemente dourado e o palito fique sequinho ao espetar :).

Enquanto os bolinhos esfriam… Faça o creme!

Em uma panela, ainda com o fogo desligado, vire quase toda a quantidade de leite e a baunilha. Com o restante, misture na maisena e misture bem, até que fique homogêneo. Em uma vasilha, misture as gemas e o açúcar. Agora, junte todos os ingredientes na panela, exceto o suco de limão, e leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até vire um creme bem grosso e homogêneo. Leva mais ou menos 10 minutos, mexendo sem parar e em fogo baixo. Quando o creme estiver pronto, vire o suco de limão e mexa bem, até que o limão incorpore no creme por completo.

Recheando

Com os bolinhos frios e o creme pronto, utilize uma faca e retire uma pequena tampa em formato redondo no meio do cupcake. Com uma colherzinha de chá, coloque um pouco do creme no buraquinho que você fez no cupcake, e, depois re-tampe os bolinhos, com a tampinha que você tirou dele.

Depois de rechear tudo, faça o glacê.

Bata as claras até que se consiga um ponto de neve, bem firme. Adicione aos poucos o açúcar, tomando cuidado para não acrescentar rápido demais e desandar. (Você saberá que o ponto está ok se ele continuar bem firme :)). Adicione uma colher de sopa de limão deixar um gosto mais agradável ao glacê. Pode ser que você sinta necessidade de acrescentar mais de glaçúcar, então, sinta-se livre para isso!

Para decorar

Coloque o glacê em sacos de confeitar, com um bico apropriado para o mesmo. Aplique o glacê nos bolinhos, em movimentos circulates, para fazer um desenho bonitinho :). Se você não tiver, pode cobrir com uma colher de chá pequena os bolinhos, e depois puxar algumas pontinhas com um garfinho. Aí, é só colocar confeitos e aproveitar!

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

.

Central Blogs