Cupcakes de pêra com lemon curd




Ingredientes:
Cupcakes:
2 ovos
100g de manteiga
100g de açúcar
1 pêra
1/2 c. de chá de essência de baunilha
100g de amêndoas raladas
40g de farinha peneirada
1 c. de chá de raspa de limão

Lemon Curd:
2 ovos
3 gemas
1/2 chávena de chá de sumo de limão
raspa de 1 limão
2 c. de sopa de leite
1/3 de chávena de açúcar
6 c. de sopa de manteiga cortada em pedaços
1/4 de c. de chá de sal

Preparação:
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione os ovos, um a um e batendo bem entre cada adição. Junte a baunilha e a raspa de limão. Adicione as amêndoas raladas e a farinha, envolvendo apenas sem mexer demasiado. Coloque a massa em formas de queques, enchendo um mais de metade. Descasque a pêra e corte-a em meias luas. Coloque 2 ou 3 pedaços em cada cupcake. Leve ao forno moderado a cozer durante aproximadamente 15 minutos ou até estarem dourados. Retire e deixe arrefecer.
Prepare o lemon curd: Bata os ovos e as gemas com o açúcar, o sal e o leite até estes ligarem. Junte o sumo e a raspa de limão assim como a manteiga. Leve a lume médio num tacho pequeno, mexendo sempre até engrossar mas sem deixar ferver. Retire e coloque em frascos ou numa tigela e deixe arrefecer. Tape e coloque no frigorífico durante algum tempo.
Finalize os cupcakes, colocando uma colher de chá de lemon curd no topo de cada um.

Notas:
Na receita da Suzana, os cupcakes levam também açafrão mas eu decidi não colocar.
O lemon curd rende cerca de duas chávenas de chá e para os cupcakes só é preciso uma, pelo que guardei o restante num frasco no frigorífico. Esse lemon curd foi usado numa outra receita que colocarei aqui na sexta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

.

Central Blogs