Cupcake de chocolate com menta


Ingredientes


Para os cupcakes: (pode ser substituída também pela mistura pronta para bolo de baunilha da marca Dona Benta, basta acrescentar o chocolate)

- 1/2 xícara de chocolate em pó (não use achocolatado, tem açúcar e menos cacau)

- 1 1/2 xícara de açúcar

- 300 g de manteiga amolecida

- 3 ovos

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de leite

- 10 gotas de extrato de baunilha

- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

- 1 colher de café de bicarbonato de sódio

Para o ganache de chocolate:

- 200 g de chocolate meio amargo

- 1 xícara de creme de leite fresco

Para a cobertura butter cream cheese:

- 4 colheres de sopa de cream cheese (temperatura ambiente)

- 2 colheres de sopa de manteiga (temperatura ambiente)

- 1 colher de chá de extrato de menta (ou mais, se você quiser mais mentolado)

- 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

- Folhinhas de hortelã para enfeitar

Modo de preparo

Cupcakes

* Ligue o forno a 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

* Unte uma forma especial para cupcakes com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue este excesso fora. Se preferir, use forminhas de papel especiais para cupcake (elas têm o fundo maior) dentro da forma de metal ou silicone. Facilita na hora de desenformar e lavar. Mas é preciso polvilhar um pouco de farinha de trigo ou chocolate em pó sobre elas para que os bolinhos se soltem mais facilmente.

* Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa. Depois, acrescente os ovos um a um, sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de trigo e bata bem. Na sequência, vá colocando, alternadamente, o leite e o chocolate em pó até obter uma massa homogênea. Por último, para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno.

* O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando os bolinhos bem escuros.

* Encha a forma previamente untada ou as forminhas de papel até um pouco acima da metade de sua capacidade. Tome cuidado para não encher demais, pois os cupcakes irão crescer. Ponha no forno já pré-aquecido até dourar. O tempo varia entre 15 e 20 minutos. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para poder desenformá-los. Se assá-los nas forminhas de papel, basta retirá-los do forno. Espere que os bolinhos esfriem e peneire um pouco de açúcar de confeitar por cima, caso contrário o açúcar derreterá.

Modo de preparo das coberturas

Butter cream cheese: Bata a manteiga e o cream cheese até obter uma mistura cremosa. Acrescente, aos poucos, o açúcar de confeiteiro e continue batendo até que a mistura fique homogênea. Por fim, junte o extrato de menta. Prove e balanceie com mais açúcar ou mais menta, se desejar mais doce ou mais mentolado.

Ganache de chocolate: Aqueça o chocolate picado com o creme de leite, em potência máxima, por 1 minuto, no microondas. Depois, misture até que o chocolate derreta e fique morno. Quando estiver morno, quase frio, está no ponto de espalhar. Se endurecer demais, basta colocar mais um pouco de creme de leite e aquecer (15 segundos por vez).

Para confeitar os cupcakes: use uma colher de chá ou uma pequena espátula para cobrir os bolinhos com o ganache. Depois, coloque uma pequena porção do butter cream cheese por cima. Finalize com uma folhinha de hortelã no topo. Conserve em ambiente fresco ou mesmo na geladeira.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

.

Central Blogs